Título da Obra:

Janela para um só espectador

 

Descrição

Metodologia: Construo três estórias a partir de três fotografias escolhidas do arquivo ACHO. Partes de uma mesma fotografia ilustram cada uma das histórias da seguinte maneira: passeio pela imagem original com uma janela retangular proporcional ao seu tamanho e vou selecionando os quadros que comporão uma tira vertical.

 

A conta @pataforas de Mime Mascaró me inspirou construir uma instalação de madeira cuja dinâmica permite acomodar a tira com as imagens. Dispondo de um visor e uma manivela, o visitante terá oportunidade de conhecer as imagens ao mesmo tempo em que poderá ouvir a narração da história por meio de um fone de ouvido.

Instalação de madeira

30 x 30 x 150 cm (caixa: 30 x 30 x 75 cm - banco suporte: 30 x 30 x 75 cm)
Madeira, corrente de bicicleta, cano pvc, parafusos, luzes de led, manivela de fusca, corda, pilhas, fone de ouvido.

 
 
 

Texto

....o futuro é outra vez um campo de ação.
Annie Ernaux
, Os anos

Ao ser capturada pelo olhar de Annie Ernaux, quando da descrição de uma foto de família e por Didi-Huberman, (Atlas ou o Gaio saber inquieto) ao falar que a imaginação aceita o múltiplo e o reconduz constantemente para detectar ‘novas relações íntimas e secretas’, o Ensaio Palavra-Imagem, blog da Folha de São Paulo, acabou por me inspirar a criar micro histórias para uma mesma fotografia. Como organismos vivos que são, as imagens possuem memórias. Recrio uma forma de uma imagem reexistir por meio de suas partes. Ao vislumbrar uma brecha provocada pelo tempo procuro palavras para preencha-la como uma forma de agir no futuro das imagem e poder lhe oferecer um novo destino para sua sobrevivência num mundo porvir

 

Apresento três historias :

Ana e Alê

 

Antônio e Serafina

 

Maria e Paulo